A crise vai acabar

crise vai acabar

crise vai acabarA crise vai acabar. Esta é uma verdade que ninguém dúvida. Eu não duvido.

Não tenho a menor ideia de quando isto vai acontecer mas que vai acontecer garanto que vai.

A questão a ser colocada não é  quando a crise vai acabar mas como você VAI PASSAR NA CRISE.

Se ficar parado esperando a crise passar, pode ter certeza. Ela vai passar muito devagar, vai ser  dolorida fazer muitos estragos.

A crise existe. Ponto final. Vamos parar de falar dela e começar a lutar contra ela? Você pode fazer. Eu posso fazer isto. Se é assim vamos à luta.

Com sinceridade. Já estou cansado de tanta reclamação. Todo mundo fica falando sobre crise e poucas pessoas tentam inovar e buscar soluções criativas durante este período. A crise não pega todos de modo igual. Ela pega muito mais forte em quem nada faz para lutar contra ela.

Vamos pensar diferente. Vamos inovar. Buscar soluções diferentes das que temos nos utilizado nos últimos anos. Todos nós podemos inovar. Pode acreditar. Existem opções. Existem outras formas de fazer e com isto obter resultados mais prósperos e positivos.

 

Como podemos fazer isto?

Simples.  Quantas vezes você se reuniu com a sua equipe de forma a buscar soluções diferentes. Já pensou em fazer um workshop visando encontrar alternativas? Ficar correndo para terminar o mês e pagar as contas é importante. Lógico que sim, mas não é a solução para você passar a crise. A solução é inovar em todos os setores.

Não basta apenas tentar vender mais, é importante vender melhor. Como fazer isto? Para cada mercado e negócio existe uma alternativa. Sempre existe uma alternativa. Sempre existe um modo diferente e melhor de fazer.

Já reparou como mesmo em tempos de crise os seu melhores vendedores continuam a ser os melhores vendedores? E o seu pessoal interno, os melhores continuam sendo os melhores, certo?

 

E porque eles são os melhores?

Não é apenas uma questão técnica. Pode ter certeza disto. Eles amam o que fazem e o fazem com a alma. Sim, com alma, com o coração. Acreditam em si mesmos e lutam por coisas melhores. Eles tem um propósito. Uma visão de futuro.

O que é preciso fazer é colocar todos os seus colaboradores na mesma página, ou seja, tirar a Missão, visão e valores da placa atrás da mesa do presidente e transportar para o coração das pessoas. Só assim elas entenderão a sua importância para o seu negócio. Só assim elas terão o entendimento necessário que a inovação depende de cada um dentro das organizações.

Chegou a hora de fazer diferente. De realmente engajar as pessoas em um propósito comum.

Não dá para ficar esperando a “banda passar”.

Não me venha dizer que seus funcionários estão desmotivados e cabisbaixos. Reaja. Depende de cada um de nós levantar a moral de nossas “tropas “ e fazer com eles se superem.

Lembre-se. A crise não pega todos da mesma forma, eu já disse isto. Sofre mais quem inova menos. Sofre menos quem inova mais. É assim que funciona. Chame os seus funcionários para a batalha e não cobrem deles apenas as tarefas completas ao final do dia. Faça com eles entendam que o que a empresa busca é atingir um ponto em 2020 e para isto é preciso de todos remando e focados neste objetivo.

A crise vai acabar meus caros. Isto vale para todos nós. Como você vai atravessar a crise, depende de você.

Não deixe que a crise o ultrapasse e ao final desta etapa perceba que a crise passou mas levou você e sua empresa junto. Você pode mudar este desfecho. Só você. Faça a coisa certa. Engaje seu time. De a eles um propósito. Cobre que eles inovem e resultados de longo prazo. Se fizer isto, é possível que nem perceba a crise passar. Sua atitude vai fazer a diferença. Faça acontecer e sucesso.