Código de conduta ao se expor nas redes sociais

Código de conduta ao se expor nas redes sociais

Código de conduta ao se expor nas redes sociaisA alta exposição nas mídias sociais pode ser, ao mesmo tempo, boa ou ruim para a imagem de uma pessoa. No caso das redes mais populares, principalmente, há uma questão simples: além dos amigos e familiares, é comum nos conectarmos com colegas de trabalho e até chefes e líderes de empresas. É esperado, portanto, que nos posicionemos, sejamos simpáticos e interajamos, mas também que tenhamos cautela em nossos comentários e postagens. Dessa forma, o mais adequado é seguir um código de conduta ao se expor nas redes sociais, a fim de evitar problemas e para garantir que o uso desses espaços seja seguro e agradável. Confira algumas dicas:

 
1. Não brigue ou dê indiretas

Ficar bravo com alguém é normal, mas tornar isso público é completamente desnecessário. Se tiver uma questão com algum conhecido, reflita sobre o assunto com calma e resolva isso de forma particular. Mandar indiretas ou discutir no mundo online demonstra imaturidade e contribui para que as pessoas percam a confiança e, consequentemente, se afastem de você.

 
2. Não fale mal do seu trabalho

A maioria das empresas está presente nas mídias sociais e tem acesso ao que seus colaboradores escrevem. Falar mal de seu atual emprego não é uma boa ideia, pois pode acarretar em processos judiciais e até demissão por justa causa – você sabia disso? Se estiver insatisfeito ou se sentir desconfortável com alguma tarefa, fale diretamente com seus gestores e encontre uma solução amigável para o problema.

 
3. Tome cuidado com fotos constrangedoras

Reconhecemos que tomar uma cerveja no fim de semana é prazeroso e, muitas vezes, indispensável – ainda mais nesse verão, não é mesmo? Porém, postar uma foto em que você aparece embriagado é um exagero que pode te prejudicar. Isso revela que você é uma pessoa que não sabe se controlar, o que pode ser crucial para uma empresa te excluir de um processo seletivo, por exemplo. Lembre-se: somos o que mostramos.

 
4. Respeite a opinião alheia

A diversidade nos permite conhecer além de nossas limitações e enxergar um universo onde parecia não ter nada. Por esse motivo, o respeito à opinião alheia é mais do que necessário. Não somos obrigados a concordar com tudo o que lemos, mas isso não nos dá o direito de questionar ou duvidar do intelecto dos outros. Não somos donos da verdade e tal atitude demonstra arrogância e prepotência.

 
5. Seja discreto em relação ao seu padrão de vida

Tudo bem que você está feliz com seu carro novo ou a tão planejada viagem internacional, mas tenha cuidado ao transparecer isso na internet. Informações sobre o seu padrão de vida podem atrair pessoas mal intencionadas ou demonstrar indiscrição com o exagero da exposição. Revele as fotos de sua viagem, monte um álbum e mostre apenas para seus amigos e familiares.