Dublado ou legendado? Veja a preferência dos brasileiros

imagem_27371_2Uma pesquisa feita pelo Ibope para a PTS, empresa que monitora o mercado de televisão por assinatura, revela uma espécie de luta de classes em torno da programação da TV paga. A preferência por programas dublados e legendados divide os telespectadores em dois grupos: pobres e ricos.

De acordo com a pesquisa, a classe A, a mais rica, prefere programas legendados (46%). Já na classe C, a emergente, somente 14% apreciam legendas; a grande maioria (64%) quer mesmo é ver programa dublado em português.

Com o crescimento do poder aquisitivo nos últimos anos, a TV por assinatura cresceu principalmente na classe C. Hoje, ela é maioria. Na média geral, 58% dos que pagam para ver televisão preferem programas dublados. Só 20% fazem questão de ver programas com legendas em áudio original (quase sempre, em inglês). Na outra extremidade, 10% dos assinantes afirmam que só veem conteúdo brasileiro _esse percentual é levemente maior (12%) na classe C.

A classe B, geralmente formada por pessoas que eram da classe C e enriqueceram, é fiel às origens, revela também a pesquisa: 56% preferem conteúdo dublado.

O Ibope ouviu 8.482 assinantes de todo o país. (Notícias da TV)